quinta-feira, 18 de maio de 2023

Sobre racismo reverso *arrepio*

 Eu sou uma pessoa que fica indignada quando uma pessoa preta invalida minha análise, pesquisa, que seja, sobre racismo na sociedade pelo fato de eu ser branca. Já fiquei muito revoltada com a pauta por conta disso.

Mas quando acontecem situações como hoje, me gera uma revolta maior ainda:

Dentro de uma sala de professores, com educadores, mestres, doutores e doutoras, pesquisadores, advogados, escritores… começa aquele papo "descontraído" de:


- "Nega maluca" agora é bolo afrodescendente, hahaha;

- Pedir "negrinho" na padaria não pode, mas "branquinho" pode kakaka;

-Agora não pode dizer mais "índio", que bobagem, hehehe.


Em um grupo de pessoas brancas, com uma pessoa preta que endossa as piadas - elemento que cito apenas porque os demais devem se sentir absolutamente validados por conta do aval desta - , parece muito com aquela máxima "eu tenho até amigos que são".

Dentre essa gente toda, teve um professor que ainda argumentou que o texto dele foi recusado em uma revista com o argumento de que não se encaixaria nos critérios de publicação, segundo ele, só porque é branco. Porém, depois desse carnaval do horror, acredito que esse com certeza não foi o único argumento para a recusa ao artigo. A profunda ignorância demonstrada na conversa, sobre racismo e preconceito com os povos indígenas, me faz questionar a pretensa metodologia de pesquisa e análise que dê suporte a esses comentários rasteiros.


Quando isso tudo acontece, eu penso "poxa, o tanto de bost* que essa gente fala, agora eu entendo quando as pessoas pretas têm ranço de branco".


Eu fiquei quieta, apenas pontuei sobre a nomenclatura correta sobre os povos originários da América Latina, afinal, professor em final de trimestre tem tanto estresse que só quer ficar no cantinho escuro em posição fetal. Então, depois veio aquele clássico pensamento "eu era pra ter dito…" e lembrei, inclusive, que eu tinha o desejo de trabalhar na disciplina de Direitos Humanos no início do ano letivo, mas este professor em específico ficou com a vaga por ter formação "mais adequada". 

Aí vem outra reflexão: eu gostaria de ter um ego de milhões, mas ao mesmo tempo, gente com estoque ilimitado de ego me soa tão patética, ignorante, que não consigo decidir se trabalho o ego na terapia, pra tentar validar minhas conquistas e capacidades, ou se continuo na humildade, mas ao menos sem parecer ridícula.


Na boa, esse episódio mexeu tanto com minhas crenças sociais que me fez lembrar do blog pra escrever, colocar pra fora, correndo um risco ínfimo de que chegue aos ouvidos desses colegas, e eu não precise cuspir tudo pessoalmente e sem a menor paciência.


Nenhum comentário:

Powered By Blogger