terça-feira, 22 de novembro de 2011

Colonização da América

Gentes, este trecho a seguir foi escrito no corpo do meu TCC, mas como o professor considerou muito "infantil", e realmente não é assim "aquela coisa que sirva de referência", mas como eu não gosto de deixar, e já deixei muito, escritos jogados no lixo tecnológico, vou deixá-lo armazenado no blog.

"Resumidamente, a América do Norte teve como seus colonizadores os ingleses e franceses. Os primeiros, de terras européias insulares, sempre estiveram à frente no processo de manufatura e progresso econômico que os países do continente, e por essa razão, a maior necessidade à época do “descobrimento” das Américas era o fluxo migratório de sua excessiva população. Não se pode dizer que os povos nativos norte-americanos tiveram mais sorte que os povos mais ao sul, mas eles foram dominados e sacrificados para que suas terras fossem expropriadas aos novos moradores europeus que lá instalavam suas colônias de povoamento.
Já a América Latina (denominada assim por ter sido dominada por povos de língua latina – portugueses e, principalmente, espanhóis), teve seus povos disseminados pelo desejo originário de posse. O ouro e a prata foram as primeiras grandes riquezas expropriadas através de sangue e suor dos povos originários escravizados".

Um comentário:

Edson Marques disse...

Débora,

O Acaso me trouxe aqui.
E gostei disso.
Mostre o texto todo.
Você fala de Kadhafi, batom e Brizola, Rio Grande e lembranças. E de garotas e mocinhos, e Nietzsche. Gostei, mesmo!

Vou copiar a vídeo do Brizola. Eu gostava dele!

Flores...

Powered By Blogger