sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Coordenadas Geográficas - Latitude e Longitude

Me matei fazendo... espero que aprendam de uma vez!


REFORÇO – LATITUDE E LONGITUDE -> COORDENADAS GEOGRÁFICAS.
As coordenadas geográficas são muito importantes e utilizadas em vários aspectos da sociedade. Um avião, para identificar sua posição em relação a Torre de Controle, um navio para informar sua localização, caso precise de ajuda, ou até como uma maneira de se fazer entender em qualquer lugar onde se está querendo chegar, com a ajuda de mapas ou o GPS, por exemplo.
Funciona assim: a Terra é dividida em quatro hemisférios.
A linha imaginária que divide a Terra em hemisférios NORTE E SUL (horizontal) é a linha do EQUADOR. A partir dela, se contam em graus paralelos que sinalizam as LATITUDES até os 90º ao Norte e 90º ao Sul, totalizando 180º. É importante entender que a LATITUDE sempre vai indicar a referencia do local no sentido NORTE OU SUL.

Obs.: Todo o espaço que é circundado pelo paralelo 90ºN, por exemplo, está na LATITUDE 90ºN. Independente da Longitude indicada, o local estará no hemisfério NORTE, a 90 graus do Equador, que é o paralelo 0º. O mesmo acontece com os pontos indicados no Hemisfério Sul.


A linha imaginária que divide a Terra nos hemisférios LESTE E OESTE (vertical) é o Meridiano de Greenwich. A partir dela, se contam em graus meridianos que sinalizam as LONGITUDES até os 180º graus ao Leste e 180º ao Oeste, totalizando uma volta de 360º. É importante entender que a LONGITUDE sempre vai indicar a referência do local no sentido LESTE OU OESTE.


Obs.: No caso dos Meridianos, eles se cruzam ao cortar o Globo, por isso eles completam 180º grausvna direção Leste e mais 180º na direção Oeste. Assim, todos os espaços que se distanciam 30º a Leste, por exemplo, do Meridiano de Greenwich (que marca 0º de Longitude), independentes de Hemisfério Norte ou Sul, estão localizados na Latitude 30ºgraus no Hemisfério LESTE. O mesmo acontece se o ponto estiver no Hemisfério OESTE, independente de Norte ou Sul, ele estará a 30º graus, por exemplo, de distância a OESTE do Meridiano de Greenwich.


- A parte dos Meridianos ficou mais complicada... mas com o meu maravilhoso Globo Inflável, acredito que eu consiga exemplificar bem as diferenças pro 1º ano do Ensino Médio... -









Nenhum comentário:

Powered By Blogger